o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Columbódromo inaugurado no antigo campo de tiro do Casal das Flores

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Foi com muito esforço, empenho e dedicação da Sociedade Columbófila de Riachos que foi concluído e inaugurado o Columbódromo de Riachos. Foram inúmeros os convidados que compareceram no Casal das Flores para assistir à cerimónia na tarde de 25 de Fevereiro. 

Uma pequena placa descerrada por D. Maria da Conceição Cunha, proprietária dos terrenos onde se encontra instalado o equipamento, ficou a assinalar o reconhecimento da Columbófila de Riachos pelo prestimoso apoio da família Cunha.O pároco de Riachos procedeu à bênção do pombal não sem antes fazer destaque ao símbolo da paz representado desde tempos longínquos pela pomba. Estiveram presentes e usaram da palavra o presidente da Associação Columbófila de Santarém, o presidente da junta de freguesia de Riachos, o presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia e o vice-presidente da câmara municipal de Torres Novas. Foram unânimes no seu discurso em classificar uma mais-valia para o concelho adiantando o presidente da federação que, mediante a inscrição do Columbódromo na Federação de Columbofilia Internacional, poderá no futuro atrair columbófilos de toda a Europa.Do agrupamento de escolas general Humberto Delgado veio a promessa de que vai ser incrementada junto dos docentes e alunos a forma possível de participar num campeonato escolar. A festa terminou ao crepúsculo do dia e como não podia deixar de ser foi servido um saboroso lanche onde não faltou o bolo do baptismo. 

A obra

Sem qualquer apoio autárquico foi concluída uma obra orçada, com mão-de-obra incluída, em cerca de trinta mil euros. As ajudas maiores vieram da mão-de-obra gratuita a que se entregou nos seus tempos livres. Os encargos materiais, esses vão ter de ser amortizados conforme os compromissos assumidos. Muitos dos materiais foram doados por empresas de Riachos e da região, sendo o incondicional apoio prestado por João Mendes Pereira e sua carpintaria foi fundamental para a construção dos dez pombais. Sem ele não era possível tal dimensão.

 A primeira prova

Os pombais vão albergar 450 borrachos que começam a ser recepcionados em Março e Abril, os mesmos que irão participar no dérbi de Riachos 2012, que começa lá para o Verão. O tratamento das aves e preparação para as provas fica à responsabilidade dos técnicos do Dérby Columbófilo de Riachos. Este concurso, realizado paralelamente ao campeonato normal, aceita participantes federados e não federados, nacionais ou estrangeiros.A prova final está programada para o dia 21 de Julho numa distância de aproximadamente 350 km e será enquadrada no programa da Festa da Bênção do Gado, que se realiza entre 19 e 30 de Julho. Os prémios vão desde 50 euros (50.º classificado) até 5000 euros (o primeiro). Mas antes disso, durante a fase das provas de treino, realizadas a partir de uma distância de 100 km, resultará o apuramento do pombo “Ás”, cabendo um prémio monetário considerável aos primeiros três classificados. Após a chegada da prova, os 50 primeiros borrachos serão leiloados, sendo atribuído metade do valor da compra ao columbófilo proprietário e outra metade à organização do Dérby. Existem já várias candidaturas ao Dérby por parte de participantes não columbófilos. Até 15 de Abril poderão aderir todos os que estiverem interessados para que durante a Festa da Bênção do Gado haja uma grande jornada de columbofilia. com José Gouveia

 

 

 

Actualizado em ( Domingo, 11 Março 2012 13:28 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária