o riachense

Sbado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Agricultores e Junta de Freguesia arranjam estradas rurais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 
O passado sábado não passou despercebido pela grande a azáfama de tractores a transportarem saibro com destino às estradas rurais. O objectivo foi a reparação das bermas da estrada da vala das cordas, o caminho junto à linha férrea e ainda a estrada do Lavra até ao limite do concelho.
Na estrada da vala das cordas, apesar de ter um piso em alcatrão com uma largura de três metros, adequado à circulação do movimento agrícola, as bermas estavam muito fundas, o que já provocou diversos acidentes, e o cruzamento de viaturas era dificultado, para além de ir deteriorando o próprio alcatrão. Também a estrada do Lavra estava em muito más condições, cheia de buracos, sendo que essa estrada é já muito requisitada para quem se dirige para as zonas industriais e porque a parte do concelho da Golegã já tem alcatrão.
A junta de freguesia de Riachos, ciente deste problema e sem capacidade financeira para o resolver, desafiou os agricultores de Riachos, os principais utilizadores dos caminhos rurais, para darem o seu contributo no arranjo das estradas. Foi assim que mais de vinte agricultores com os seus tractores e outras máquinas colaboraram no arranjo das estradas, auxiliados por duas máquinas retroescavadoras cedidas pela câmara municipal de Torres Novas.
No final, o presidente da Junta, João Cardoso, comentou a o riachense este dia, revelando-se cansado mas muito satisfeito com o trabalho efectuado e muito agradecido com a participação dos agricultores nesta tarefa, realçando que a quase totalidade aderiu e outros não o fizeram porque já são muito massacrados noutros serviços para a terra.
João Cardoso fez questão de agradecer a disponibilidade dos agricultores, fazendo notar que “temos pessoas boas que dão as mãos e mesmo com divergências são capazes de fazer muito pela terra”. O presidente da Junta justificou ainda esta iniciativa pela dificuldade financeira que a própria Câmara está a passar, e a Junta de Freguesia pior ainda, considerando que, apesar disso, este e outro tipo de problemas são possíveis de resolver com entreajuda e com a solidariedade de cada um.
Entre reboques no transporte de terras, máquinas a espalhar o saibro nos sítios indicados e outras a regar o chão para o compactar, o balanço deste dia de trabalho para a comunidade foi saldado pela repavimentação da estrada do Lavra (faltando apenas a passagem com um cilindro para compactar o saibro, o que será providenciado). Na estrada da vala das cordas foram refeitas as bermas desde o pontão até à reserva do Paúl. Foi ainda arranjada a estrada desde o pontão que segue junto à linha férrea em direcção ao rio Almonda.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária