o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Núcleo de Arte comemorou aniversário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Foi no auditório do Museu Agrícola, que cerca de duas dezenas de pessoas, com algum talento para as artes, se reuniram no dia 16 de Janeiro de 2010 e aprovaram o regulamento que permitiu a criação do NAR como um núcleo do museu de Riachos, passando a fazer parte do seu organograma.
Daí em diante esse grupo de pessoas foi crescendo. E depressa o número de membros atingiu uma centena. Hoje são muitos mais.
 Quase todas estas pessoas tinham uma coisa em comum: alguma habilidade para executar determinados tipos de trabalhos mais ou menos artísticos. O contacto entre uns e outros através da conversa e trocas de impressões e de conhecimentos, às vezes, apenas, acerca de simples detalhes, à volta de determinados temas, e o contacto com o trabalho ou com as obras de cada um, permitiu, e permite ainda, porque este é o lema, uma maior aprendizagem, interesse e, um despertar do desenvolvimento das capacidades artísticas e dos talentos, adormecidos ou escondidos, (alguns desde a infância e dos tempos de escola) para a criação e realização de coisas novas. Dilatando assim, cada vez mais o gosto pelas artes. Há pessoas, que foram para o núcleo fazer artesanato e hoje integram outros grupos de outras áreas, como as artes plásticas, a poesia, a música, etc. É notável o crescimento e o progresso de todos os que se quiseram esforçar. Outros há que não querendo ou não podendo empenhar-se, o crescendo é obviamente mais lento.
No dia 21 de Janeiro grande parte destas pessoas que integram os vários grupos existentes e a funcionarem no NAR (artes plásticas, artesanato e arte decorativa, poesia, fotografia, oficinas para crianças, música, etc., juntaram-se na “Garagem das Artes” e comemoraram o 2.º aniversário do Núcleo de Arte de Riachos num verdadeiro ambiente de convívio, onde não faltaram os amigos, a boa disposição e a animação proporcionada pelo grupo “Músicas da Terra” e, onde não faltou também a poesia, a genuína poesia, que se faz por cá.
No período mais profundo desta tarde foi lembrado como forma de homenagem, o artesão e poeta Francisco Simões da Clara que há dois meses atrás vimos partir, permanecendo para sempre a recordação e a saudade de um homem bom.
Agradeceu-se honradamente, porque se entende que é dever, aos que colaboraram e contribuíram desinteressadamente para o êxito do NAR e de cada um dos seus membros. Em primeiro lugar ao presidente e restantes elementos da direcção da Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos, que acreditaram e continuam a apoiar este projecto, apesar de todas as dificuldades com que vive o associativismo nos tempos que correm. As quais são sobejamente conhecidas de toda a gente. Infelizmente! Em segundo lugar à junta de freguesia, colectividades, associações e instituições, órgãos de comunicação social e a todos os amigos que com o NAR têm colaborado. Em terceiro a Comissão Directiva agradeceu a todos os seus membros e familiares pela dedicação e pelo tempo dispensado em benefício do Núcleo, colocando-se à disposição sempre que necessário.
Foi feito um balanço deste último ano de trabalho e apresentado o Plano de Actividades para 2012, onde, entre as muitas acções previstas se destaca a colaboração com a organização da Festa da Bênção do Gado, durante a sua realização, através de exposições temáticas e outros eventos, em vários espaços da Vila.
No final comeu-se, bebeu-se, conversou-se e contaram-se histórias em redor de uma mesa ornamentada com coisas doces e outras salgadas, à volta do bolo que sustentava a vela “nº 2”.
Entretanto,
para saber e visitar
No primeiro sábado do próximo mês, dia 4 de Fevereiro, serão levadas a efeito mais algumas actividades: com inauguração às 15 horas, na Galeria das Artes do Museu Agrícola, uma exposição de pintura da autoria da artista do NAR, Dadinha, onde será apresentada uma colecção composta por dez quadros desta pintora riachense. Esta mostra ficará patente ao público até ao final de Fevereiro.
Às 17,30 no restaurante Nersant, será montada e inaugurada uma exposição individual de pintura de Carlos Antunes, a qual poderá ser apreciada durante dois meses neste espaço situado no Pavilhão da Nersant, em Torres Novas.
À noite, pelas 21horas, realiza-se o XXI Encontro de Poesia com poemas de Manuel Alegre e provavelmente no final, mais alguns novos trabalhos dos nossos poetas do NAR serão divulgados.
No café Relógio continuam em exposição os 12 quadros da colectiva de pintura de artistas do NAR, até 3 de Março. E no café “ideal” encontra-se a individual de Amélia Pinheiro que será prolongada por mais um mês, além da data prevista inicialmente para o seu término a 4 de Fevereiro. q
António Júlio Pereira Jorge
Actualizado em ( Segunda, 23 Janeiro 2012 22:53 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária