o riachense

Quarta,
24 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Moradores mobilizam-se para embelezar as suas ruas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Festa da Bênção do Gado já mexe. Continuam em bom ritmo os trabalhos de preparação da próxima Festa da Bênção do Gado que se vai realizar nos dois últimos fins de semana de Julho, ou seja de 19 a 30.
Com efeito, estão a ser constituídas as diversas comissões sectoriais que irão dar corpo à estrutura organizativa da Festa. Serão 14 as comissões que serão constituídas e que vão abranger todas as áreas para preencher o programa, tais como as actividades religiosas, culturais, desportivas e tauromáquicas, passando pelas ligadas ao apoio técnico e angariação de fundos e também pelas que dizem respeito à vertente etnográfica e agrícola. Estas comissões vão integrar mais de oito dezenas de voluntários que não querem deixar de contribuir com o seu esforço e empenhamento para a concepção e criação da sua Festa. Trata-se de um trabalho totalmente voluntário e que vai mobilizar largas dezenas de riachenses os quais podem dar ideias e participar na própria elaboração do programa da Festa. 
No entanto, estas comissões não são fechadas nem impostas por ninguém, portanto qualquer pessoa as pode integrar bastando para isso contactar algum dos elementos ligados à organização. Há muito que fazer e todos não são demais para que a Festa seja a expressão colectiva desta população.
Também não serão esquecidos os moradores das ruas que normalmente tomam a iniciativa de as embelezar, pois trata-se de um dos principais motivos característicos da Festa. Naturalmente que também nesta edição da Festa, os moradores das ruas que se situam nas imediações do recinto da Festa darão o seu melhor esforço para embelezar os locais onde habitam. Há quatro anos foram bastantes as ruas embelezadas e todas elas com grande qualidade e criatividade. A Rua dos Sargaços, Filarmónica, Menino Deus, Entre Ruas, José Castelo Lopes, da Pátria, 1º de Maio, Bairro de Santo António e Casais Novos, sem esquecer outras ruas que também participaram como a rua dos Condes, Ribeiro e Bairro da Sópovo foram das maiores atracções para os milhares de forasteiros que visitaram a Bênção do Gado e que ficaram estarrecidos com a beleza que encontraram. 
Embora alguns dos moradores dessas ruas já não sejam jovens não podem deixar de colaborar pois a experiência conta e muito e para além disso podem e devem ser auxiliados por amigos ou familiares que não deixarão de dar uma mãozinha nesta matéria. Desta vez o convite é lançado também a outros moradores de outras artérias de Riachos para que se unam e avancem com a sua criatividade. Claro que para além desse trabalho, todos os riachenses podem e devem embelezar as suas próprias casas. Também desta vez o motivo principal de embelezamento será a vida rural e tudo aquilo que a memória de cada um valorizar nesse âmbito. De facto o embelezamento das ruas pelos próprios moradores é já uma das mais importantes características da Festa e que a distingue de todas as outras.
A comissão organizadora já começou a fazer contactos com alguns moradores para que a mobilização se inicie quanto antes porque o tempo passa depressa, sendo que já há gente a trabalhar em algumas ruas, mas em segredo como é timbre nestas coisas. Agora é preciso arregaçar as mangas e começar a idealizar o que se pretende fazer. O resto virá por acréscimo.

Actualizado em ( Quarta, 11 Janeiro 2012 00:01 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária