o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Deolinda dos Santos completou 100 anos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Deolinda Jorge dos Santos comemorou no dia 1 de Janeiro, um século de vida. Várias gerações, filhos (genro e noras), netos e bisnetos juntaram-se num restaurante de Riachos para assinalar a data e homenagear aquela que é provavelmente a mulher mais velha de Riachos e uma das mais idosas do concelho e da região. 
Nasceu em 1912 em Riachos, no seio de uma família de campo¬neses muito modesta, como eram quase todas as famílias naquela época. A oitava de nove irmãos nunca frequentou a escola, porque as obrigações do campo estavam em primeiro lugar. 
Casou-se aos 24 anos com Manuel Sousa Cipriano, e aos 55 sofreu o maior desgosto da sua vida ao ver partir o seu marido, um artífice carpinteiro que deixou ainda solteiros dois dos quatro filhos, o Luís e o Zé António. 
Deolinda conserva uma luci¬dez e uma forma física que se pode considerar invejável para a idade, não precisando sequer de ajuda para se vestir ou andar. A memória também permanece quase intacta. O seu ponto fraco é mesmo a visão, que há muitos anos lhe vem fugindo. 
Ainda hoje, por opção própria, vive sozinha na sua casa, onde quase todos os dias cozinha as suas refeições. O cantinho do seu sofá, instalado na pequena sala, em frente a uma velha cómoda onde assenta a televisão que trans¬mite diariamente as telenovelas e programas de entretenimento, é o local onde passa a maior parte do tempo, sentada, não a ver passar os dias mas a rezar o terço. Vai todos os dias visitar os filhos mais velhos, os que moram mais perto de si, a Maria e o António, e sempre que tem boleia vai à missa. Outras vezes vai a pé. 
Quando há eleições, tenta estar bem informada vota sempre de acordo com o que manda a sua consciência. 
Porque adora a vida e a morte sempre a assustou, sobre a ali¬mentação sempre teve imensos cuidados, sendo esse talvez o segredo da sua longevidade. 
Porque fez 100 anos e nada melhor do que ver a família reunida, filhos, netos e bisnetos, a avó Deolinda sentiu-se ainda mais feliz no passado domingo. Cantaram-se os parabéns depois de uma mesa farta, assopraram-se as velas, abriu-se o champanhe e perpetuou-se um dia que certa¬mente será lembrado por muitos anos. Depois participou-se na missa por Acção de Graças pelos 100 anos de vida. 
Parabéns e muita saúde para uma grande mulher.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária