o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Natal à míngua para muitas famílias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Com a situação económica do país cada vez mais desfavorável, o número de famílias carenciadas tende a aumentar devido ao desemprego, à subida do custo de vida e até ao crescente número de divórcios, levando a que existam cada vez mais casais desestruturados. A sociedade está cada vez enrascada, segundo se conclui da crescente procura de apoio registada nas instituições. Para cada vez mais famílias, o Natal vai ser passado à míngua.

Nuno Matos

   
Em Riachos, o Espaço Cáritas dá uma ajuda preciosa a quem precisa. Está a funcionar desde Novembro de 2009 e a avaliar pelo aumento da procura, sobretudo de bens alimentares, reflecte bem os efeitos da Troika. “Há cada vez mais famílias em dificuldades e a procurarem-nos por causa da crise”, explica Maria José, uma das voluntárias da Cáritas.  
As prateleiras estão cheias de roupa de senhora, homem e criança, para todas as idades, mas os géneros alimentares são escassos e não chegam paras as “encomendas”. Só no dia da nossa reportagem foram sete famílias, de várias faixas etárias, em busca de alimentos. Para fazer face a esta procura crescente, a Cáritas pediu apoio a todas as grandes superfícies da região, mas apenas o Stock Cash, no Entroncamento, colaborou com bens alimentares, de higiene e de limpeza, e até um escadote que era necessário. “Não temos apoios, só a boa vontade das pessoas que nos vão oferecendo roupas e alimentos”, diz Maria José. “A roupa aquece, mas não enche a barriga”, acrescenta Margarida da Luz, outra das voluntárias, enquanto coloca mais uma etiqueta com o tamanho 36 numa das peças de vestuário. “Algumas pessoas sentem vergonha, mas outras são mais descaradas e vem cá todas as semanas”, esclarece Maria José, explicando que a maior parte pertence a famílias com carências, sendo que outras têm dificuldade na gestão dos seus recursos, revelando alguns comportamentos desviantes.

 

Reportagem completa na edição impressa de 21 de Dezembro de 2011 

Actualizado em ( Quarta, 21 Dezembro 2011 16:18 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária