o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

“Ensinei o Chibanga a descabelar toiros”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Manuel Pacheco é "Gente de cá"

Nasceu e viveu a infância nas encostas da serra d’Aire, ali para os lados do Pedrógão, mas fez-se homem na lezíria do Almonda, entre a charneca e o bairro. Manuel Pacheco, 68 anos, tomou conta de uma das casas comerciais mais antigas de Riachos: o café Pacheco, agora a cargo do seu filho, António Júlio Pacheco. paixonado por touradas, pelo Benfica e pelo Atlético Riachense, o realejo é a sua imagem de marca.

 

Diamantino Maurício e Nuno Matos

De família humilde, Manuel Pacheco andou na escola primária do Pedrógão. Faltava muitas vezes para ir aos ninhos ou roubar ameixas, “porque o comer em casa era escasso”. Cedo começou a trabalhar na apanha do figo, a guardar ovelhas ou a andar à frente dos bois. Com 13 anos veio para Riachos ao ganha-pão, por conta de pedroguenses já cá estabelecidos: “Fui andar com bois para as Cordas com o Chico da Vaca, por conta do irmão, o João da Vaca. Dormia num palheiro enrolado num pano da azeitona, ao pé dos bois, em casa do João da Vaca, que viria a ser meu padrinho de casamento. Aquilo até era quentinho!”, confessa.
Pouco depois mudou de vida: “Um dia, o João da Vaca perguntou-me se gostava de ir trabalhar para a taberna dele, ao lado do talho. A minha mãe já tinha morrido e o meu pai não se importou”. E lá foi aprender também a matar porcos, bois, carneiros e cabritos. “Com 16 anos, já matava, por semana, meia dúzia de carneiros, dois porcos e um bezerro de vez em quando aí com 250 quilos de carne limpa. Quando havia casamentos, convidam-me sempre para matar os carneiros”, recorda Manuel Pacheco.


Entrevista completa na edição impressa de 7 de Dezembro de 2011

Actualizado em ( Segunda, 12 Dezembro 2011 00:35 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária